Avançar para o conteúdo principal

A ALIMENTAÇÃO E O OUTONO

Com a chegada do Outono surgem muitas vezes estados de desânimo, além de que as mudanças atmosféricas também podem causar dores ósseas e musculares. O voltar às rotinas que é muitas vezes considerado aborrecido, tem contudo a vantagem de ajudar a introduzir algum equilíbrio no dia-a-dia.

É fundamental adotar simples hábitos alimentares que podem fazer desta entrada na estação uma experiência agradável, saudável e de mudança. A alimentação do Outono deve promover a vitalidade, o bom humor e combater o stress com o fortalecimento do sistema imunitário.

Outono é a estação dos hortícolas de folha verde-escuro: acelga, agrião, aipo, brócolos, couve-de-bruxelas, couve lombarda, couve portuguesa, repolho, grelos, nabiças, espinafres e outros legumes, como beterraba, nabo, abóbora, courgette, chuchu, beringela e cebola.

O Outono é, segundo a medicina natural, a época que energeticamente a natureza e consequentemente o ser humano está numa “fase contrativa”. A energia diminui. As árvores interiorizam-se, as folhas caem, a natureza está no seu grau máximo de contração. Esta época traz consigo alimentos próprios, como os hortícolas referidos acima e os frutos, como o dióspiro, as uvas, a romã, a tangerina e ainda a noz. Todos estes alimentos são imunoestimulantes, satisfazendo as necessidades específicas deste período.

 Graças aos conhecimentos da medicina natural e à sabedoria milenar das medicinas orientais, podemos perceber como se move a energia ao longo das 5 estações do ano e nessa base adaptar a nossa alimentação e os nossos hábitos de vida a esse movimento. As emoções e o estado mental também estão associados a um ou outro órgão e ao estado de saúde do mesmo. Assim, os órgãos associados ao Outono são o pulmão e o intestino grosso. As emoções associadas a estes órgãos são o desapego e entusiasmo (emoções positivas) ou a melancolia, os apegos e os vícios (emoções negativas).

Do ponto de vista nutricional, vários estudos sugerem que um desequilíbrio na relação entre ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6 podem contribuir para estados de tristeza, falta de energia, ansiedade e insónias, típicas desta época do ano. O cérebro é um órgão altamente especializado que beneficia de nutrição específica.
Na clínica e'sensia, a consulta de Nutrição e Medicina Natural, integra um diagnóstico completo a partir do qual resultará um plano dietético para os objetivos traçados de peso e bem-estar físico, mental e emocional.
Este plano integra os “nutrientes chave”, os alimentos mais importantes, segundo o seu sabor (picante-salgado-ácido-amargo-doce), o tipo de confeção e muitos outros aspetos que promovem uma saúde ótima.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.