Avançar para o conteúdo principal

Queres MUDAR? Tens MESMO a certeza?

Tróia 2017
Consumir informação (e desinformação) é muito fácil nos dias de hoje. Opinar sobre tudo e mais alguma coisa nunca foi tão simples. Está tudo muito acessível e global. Lembro-me que há uns largos anos atrás, quando estava na faculdade e estudava sobre o fenómeno da globalização e o impacto na alimentação das pessoas do mundo inteiro, estava a perceber-se que a comida típica de cada povo, os alimentos nativos de cada cultura e de cada terra, estavam a desaparecer e a ser substituídos cada vez mais por comestíveis (conceito muito diferente de alimentos) no século XXI. E o que se tornava moda nos EUA, no dia a seguir (agora é no segundo a seguir), passava a ser moda em qualquer país do mundo.

Nada contra, desde que não se deixe de honrar e dar uso à sabedoria que nos trouxe até aos dias de hoje, nem se deixe de usar a parte do cérebro responsável por relacionar tudo o que nos vem parar ao prato, desde a sua origem, até ao resultado final do seu consumo, ao impacto que tem no corpo e na mente. É que isto tem consequências. O consumismo atual, que vai muito para além comida, o consumo de coisas, de pessoas, do que for... é grave. Transforma seres em "teres" e "fazeres" humanos viciados e desconectados. É como aqueles equipamentos que para se manterem ativos precisam de estar permanentemente ligados à corrente, porque perderam a conexão com a sua própria bateria. O nosso corpo também assim é.

Na verdade, esta foi apenas uma introdução, que cresceu sem querer, sobre o que gostava de escrever aqui hoje no que respeita a mudanças, mais especificamente transformações internas, mas ficará para uma próxima vez. Antes de terminar, gostava de te deixar uma sugestão: quando dizes que queres mudar algo em ti, um hábito alimentar ou de vida E procuras ajuda para isso, perguntas-te a ti primeiro se queres mesmo mudar?

Aconselho-te vivamente a fazeres esta pergunta a ti primeiro, mas não quando estiveres ligado à corrente, não quando estiveres a comer aquela nata ou bolinho "sem açúcar" para compensar a ausência deste no café. Quando simplesmente estiveres ligado à tua própria bateria, aquela que te faz correr o sangue nas veias na velocidade certa. Nesse momento pergunta a ti mesmo se realmente estás preparado para uma mudança interna. É que se queres melhorar a tua saúde, emagrecer, aumentar de peso, eliminar as dores em geral (de cabeça,...), os distúrbios gastrointestinais, os problemas de pele, as alergias, a síndrome pré-menstrual, a fadiga, as infeções recorrentes, etc., etc., precisas de querer também mudar hábitos alimentares e de estilo de vida.

Para isso precisas também de querer ver o que está por detrás dos teus hábitos e das tuas escolhas. Ver com os olhos do corpo, não aqueles que nos dão imagens externas, mas os que nos dão sensações profundas, aqueles que mexem na nossa bateria própria e a fazem carregar-se autonomamente.

Ao escrever isto, estou a lembrar-me de umas palavras que ouvi do Salvador Sobral (acho que já toda a gente sabe quem é), numa entrevista que passou na RTP no Domingo passado. Bendito dia que fui visitar os meus pais, se não, nem saberia que tinha havido a Eurovisão... e estávamos a almoçar quando começou uma entrevista deste menino realizada no mês passado... Bem, confesso que saltei da mesa para o sofá, pois não se consegue ficar indiferente a tamanha autenticidade. O Salvador diz algo do género, a música não é fogo de artifício, a música é sentimento. E acho que isto diz muita coisa. O que nos muda, o que nos transforma não é o fogo externo, é antes aquele que vem de dentro, que como diz Camões, que arde sem se ver.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.