Avançar para o conteúdo principal

DIETA VEGETARIANA/VEGANA

A posição da American Dietetic Association e da Dietitians of Canada é que “dietas vegetarianas, incluindo as veganas, corretamente planeadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e podem proporcionar benefícios para a saúde, na prevenção e no tratamento de determinadas doenças. Bem planeada, a alimentação vegetariana é apropriada para indivíduos durante todas as fases do ciclo da vida, incluindo gravidez, lactação, infância, adolescência e também para atletas."

A transição deste tipo de alimentação deve ser realizada com cautela, idealmente com acompanhamento nutricional especializado, de forma a garantir que a saúde e a qualidade de vida sejam mantidos ou otimizados. De fato, ser vegetariano não significa apenas não comer carne e peixe. Muitos vegetarianos “principiantes” acabam simplesmente por aumentar a ingestão de alimentos derivados de animais, como os ovos e os lácteos, ou passam a comer de forma exagerada um determinado alimento, como a soja ou o tofu.

Existem alguns nutrientes que merecem especial atenção na dieta vegetariana, como as proteínas, a vitamina B12, a vitamina D, o ferro, o cálcio, o zinco, o iodo e o ómega 3, que em défice podem a longo prazo trazer prejuízos à saúde. Importa contudo salientar que o mesmo pode acontecer em qualquer alimentação deficiente e monótona, tão típica na nossa sociedade.

O tipo de alimentação que se seguiu no Ocidente nos últimos 50 anos, baseado no consumo de proteína animal e de produtos processados, está hoje a evidenciar graves consequências na saúde humana, sob a forma de doenças crónicas – como a obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes, as doenças inflamatórias crónicas, as demências e o envelhecimento precoce, os desequilíbrios emocionais e as doenças psicossomáticas (de origem nervosa). 

Estas e muitas outras doenças mantêm uma relação muito estreita com os hábitos alimentares e de estilo de vida.
Por outro lado, a utilização intensiva de adubos, inseticidas e pesticidas pelas técnicas modernas da Agropecuária tem desgastado gravemente as terras de cultivo e consequentemente deteriorado as águas do mar, pela contaminação química. 

De um ponto de vista mais crítico e, de certa forma, mais consciente, há dois tipos de alimentos: os fermentativos e os putrefacientes, que basicamente são os de origem vegetal e os de origem animal, respetivamente. De fato, a carne, o peixe e os ovos utilizados na alimentação quotidiana, ao contrário dos vegetais, não são alimentos vivos, iniciando o seu processo de deterioração antes de serem expelidos pelo organismo e muitas vezes mesmo antes de chegar ao prato. Além disso, a carne destes animais está impregnada de toxinas e emoções violentas, fruto de uma vida e uma morte não naturais.

Mais que nunca, as nossas escolhas devem ser mais criteriosas e conscientes, indo muito para além da perspetiva nutricional. 

Alimentos verdadeiros, provenientes da Natureza. Não inventados por humanos, que de alimentação e saúde nada lhes diz respeito, tendo apenas interesses económicos e outros tantos. Alimentos saudáveis, frescos, nutritivos, ecológicos e saborosos. 

Comentários

  1. Olá! Eu quero iniciar o meu bebé numa dieta vegana. mas no centro de saúde não estão aptos a indicar-me a melhor maneira de o fazer sem que fique com carência de nutrientes, o meu bebé está com 4 meses e gostaria de me informar sobre este assunto antes de ele completar os 6 meses.

    Espero que me possa ajudar,
    Melhores cumprimentos,
    Rita G. Pinheiro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.