Avançar para o conteúdo principal

Testes mostram o que estava escondido em 30 alimentos

A SÁBADO teve acesso às últimas análises feitas pela ASAE, por um laboratório independente e pela Deco. Carapau carregado de vermes, carne com milhões de bactérias, cherne que afinal é outro peixe. Há muito mais a ir parar ao seu prato além de carne de cavalo.

"A controvérsia sobre a carne de cavalo encontrada em pratos de vaca, por toda a Europa, esconde um panorama de produtos contaminados ou que não correspondem ao que é anunciado. Esta quarta-feira, a DECO confirmou a presença de vestígios de medicamentos proibidos em vários alimentos.
Na carne de cavalo foram detectados anti-inflamatórios, o que pode representar um risco para a saúde pública, uma vez que a utilização desses medicamentos em animais destinados em consumo humano é ilegal."  
No ano passado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou 1.092 operadores que processam e vendem carne em Portugal. Detectou 368 infracções, que podem ir de irregularidades na embalagem ou na rotulagem à falta de condições de higiene e à presença de bactérias. Estas acções originaram 234 processos de contra-ordenação e 29 processos-crime."

Revista Sábado, Março de 2013

Por Isabel Lacerda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Precisa melhorar a sua saúde? Saiba por onde começar!

Ao longo dos últimos 16 anos de experiência clínica como nutricionista, tenho acompanhado sobretudo mulheres com os mais diversos problemas de saúde, sendo que a maioria deles partilham de um denominador comum: a inflamação silenciosa. Ao mesmo tempo, quando a paciente me conta o que já fez para tratar o problema, que tende a repetir-se ou a agravar-se, percebo que não começou da forma correta. Quer se trate de saúde mental, quer de problemas do metabolismo, como o excesso de peso, distúrbios digestivos ou desequilíbrios da saúde feminina,   há um corpo inflamado, sobrecarregado de toxinas e/ou em stress. Na verdade, para melhorarmos de forma efetiva a nossa saúde física e mental, precisamos de estar dispostas e motivadas para fazer melhorias diárias no nosso estilo de vida. Eis o ponto importante: como está a sua disposição para começar a cuidar de si? O  foco do autocuidado deve dar um lugar privilegiado à saúde do nosso cérebro ,...

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.