Quando há muito "peso" a perder (refiro-me evidentemente a massa gorda) até alcançar o peso desejável, a tarefa, de facto, não é fácil!
Se por um lado, a motivação interior (e exterior também!) sofre muitos abalos pelo caminho, por mais esforços que façamos parece que o ponteiro da balança não quer sair do sítio. E este sim, é motivo de desespero para a grande maioria das pessoas que querem e precisam de emagrecer.
Os motivos pelos quais não se emagrece de forma fácil são imensos, mas prendem-se sobretudo com os dois aspetos referidos acima:
1. Mental/emocional2. Metabólico
Este segundo aspeto tem a ver com o funcionamento do organismo, que com alguns quilos de gordura a mais, torna-se bastante alterado, em cada sistema (endócrino, neurológico, imunológico, psicológico, etc.) e em todos os sistemas, pois como o corpo (e mente) é um todo, se um sistema estiver alterado, todos os outros se desequilibram também.
- Por exemplo, se tiver mais 10kg, vai ter um fenómeno chamado insulino-resistência, que, se por um lado, irá induzir mais apetite (sobretudo por hidratos de carbono), por outro, aumenta o armazenamento de gordura, sobretudo abdomino-visceral e a partir daí entra num ciclo vicioso, do qual é cada vez mais difícil sair. Ao mesmo tempo, aparecem todas as "companhias" desta gordura, que no seu conjunto, é dado o nome de Síndrome Metabólica, e não é mais que o excesso de gordura abdominal, fígado gordo, tensão arterial elevada, dislipidemia, pré-diabetes/diabetes e estado pró-trombótico e pró-inflamatório.
Na minha experiência clínica, o método mais rápido, seguro e eficaz de emagrecimento, sustentável ao longo do tempo é o Método Pronokal, com o qual tenho imensa satisfação de trabalhar, em contexto médico. E porquê?
Porque resolve os dois grandes obstáculos acima referidos: proporciona um efeito anorexigénico (ausência de apetite) e ao mesmo tempo psicoestimulante.
O que é o Método PronoKal®?
O Método PronoKal® é um programa personalizado de perda de peso sob controlo médico baseado numa Dieta Proteinada.
O Método PronoKal® não é uma dieta hiperproteica nem uma dieta hipocalórica.
É importante estabelecer a diferença entre dieta proteinada, dieta hiperproteica e dieta hipocalórica.
O Método PronoKal®, baseado na Dieta Proteinada, reduz a ingestão de gorduras e açúcares mas, ao contrário de outras dietas, proporciona a quantidade de proteínas necessárias para o funcionamento do organismo e permite que a perda de peso se realize a a partir das reservas da massa gorda. Esta característica, para além da sua aplicação personalizada sob supervisão médica, faz com que o Método PronoKal® seja um tratamento de eficácia comprovada e segura para tratar o sobrepeso e a obesidade.
Por outro lado, as dietas hiperproteicas, ao contrário, reduzem o fornecimento de calorias, mas aumentam excessivamente a ingestão de proteínas, pelo que podem chegar a sobrecarregar o metabolismo. As dietas hipocalóricas reduzem tanto a ingestão de gorduras e açúcares como de proteínas, o que dificulta que o organismo mantenha as suas necessidades vitais com normalidade e faz com que se perca massa muscular.
Como funciona?
Etapas do Método PronoKal®
O Método divide-se em três etapas: Ativa, Reeducação Alimentar e Manutenção.
Na primeira delas, chamada Etapa Ativa, cuja duração varia segundo o peso que é necessário perder, elimina-se até 80% do sobrepeso graças à combinação dos produtos PronoKal® com os alimentos permitidos.
Nesta etapa o paciente entra num estado de cetose controlada, onde o corpo gasta a energia de reserva devido ao baixo fornecimento de gorduras e carboidratos, e perde peso a reservas da massa gorda preservando, por outro lado, a massa muscular.
Na seguinte etapa, de Reeducação Alimentar, perde-se o peso restante (20% do peso objetivo) enquanto se introduzem na dieta, de forma progressiva, todos os tipos de alimentos e, tão importante quanto isso, adotam-se novos hábitos dietéticos e de estilo de vida que ajudarão a manter o peso conseguido a longo prazo.
Lea Caniço | Nutricionista nº0888N
Comentários
Enviar um comentário