Avançar para o conteúdo principal

A alimentação no Verão


Nos meses mais quentes do ano, o corpo precisa de uma alimentação mais refrescante e depurativa que em qualquer outra altura! Isto não significa alimentos frios no sentido literal, mas de natureza + fresca e leve em termos energéticos. A medicina chinesa chama-lhes alimentos de polaridade yin, em oposição aos mais quentes e densos, de polaridade yang.

Naturalmente o nosso corpo pede-nos uma combinação de alimentos que promovam uma boa circulação do sangue e da energia, bem como a eliminação das toxinas. Isto faz todo o sentido com o calor, e ainda mais para o órgão associado a esta estação – o coração ❤️ que por sua vez tem relação com o elemento fogo. 🔥

É preciso lembrar que a natureza é cíclica, por isso o que o corpo nos pede agora é ligeiramente diferente do que pedia há 2 meses atrás e substancialmente diferente de há 6! As transições de cada estação acontecem de forma subtil e gradual e as mudanças alimentares/estilo de vida precisam acompanhar este ritmo. Portanto, se na Primavera não "tomámos conta" do fígado, que trabalha para depurar o sangue, no Verão não vamos ter a vitalidade e a leveza que precisamos para desfrutar do sabor que esta estação oferece. Ainda assim, vamos sempre a tempo de ajudar o organismo a restabelecer o seu equilíbrio, proporcionando-lhe os alimentos que ele mais precisa para estes prox. meses.

De forma muito sucinta e genérica, aqui ficam alguns alimentos recomendados
👍 de sabor amargo e/ou com propriedades depurativas: 
- alfaces; chicória; rúcula; beldroegas; feijão-verde; acelgas; aipo; rábano; rabanetes; endívias; dente-de-leão; agrião e hortaliças verdes.🥒🥬🥦 

👍 de cores avermelhadas
- beterraba e couve roxa (como na foto); cebola roxa; frutos vermelhos. 🍓🍒🍎 

Muito fica por dizer sobre os cuidados a ter na confecção e combinação destes alimentos, bem como rotinas de saúde... Ficam aqui apenas alguns, sendo que vale lembrar que cada caso deve ser individualizado. Não é possível julgar uma situação sem conhecer o todo. É preciso contextualizar! 

Na foto 📸 acima mostro uma salada qu fiz com uma mistura de alfaces, chicória e legumes vermelhos ❤️ fermentados - beterraba (à esq) e couve roxa (à dta)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.

Precisa melhorar a sua saúde? Saiba por onde começar!

Ao longo dos últimos 16 anos de experiência clínica como nutricionista, tenho acompanhado sobretudo mulheres com os mais diversos problemas de saúde, sendo que a maioria deles partilham de um denominador comum: a inflamação silenciosa. Ao mesmo tempo, quando a paciente me conta o que já fez para tratar o problema, que tende a repetir-se ou a agravar-se, percebo que não começou da forma correta. Quer se trate de saúde mental, quer de problemas do metabolismo, como o excesso de peso, distúrbios digestivos ou desequilíbrios da saúde feminina,   há um corpo inflamado, sobrecarregado de toxinas e/ou em stress. Na verdade, para melhorarmos de forma efetiva a nossa saúde física e mental, precisamos de estar dispostas e motivadas para fazer melhorias diárias no nosso estilo de vida. Eis o ponto importante: como está a sua disposição para começar a cuidar de si? O  foco do autocuidado deve dar um lugar privilegiado à saúde do nosso cérebro , pois ele, tal como qualquer outra parte do corpo, rec