Avançar para o conteúdo principal

A ALIMENTAÇÃO E O OUTONO

Com a chegada do Outono surgem muitas vezes estados de desânimo, além de que as mudanças atmosféricas também podem causar dores ósseas e musculares. O voltar às rotinas que é muitas vezes considerado aborrecido, tem contudo a vantagem de ajudar a introduzir algum equilíbrio no dia-a-dia.

É fundamental adotar simples hábitos alimentares que podem fazer desta entrada na estação uma experiência agradável, saudável e de mudança. A alimentação do Outono deve promover a vitalidade, o bom humor e combater o stress com o fortalecimento do sistema imunitário.

Outono é a estação dos hortícolas de folha verde-escuro: acelga, agrião, aipo, brócolos, couve-de-bruxelas, couve lombarda, couve portuguesa, repolho, grelos, nabiças, espinafres e outros legumes, como beterraba, nabo, abóbora, courgette, chuchu, beringela e cebola.

O Outono é, segundo a medicina natural, a época que energeticamente a natureza e consequentemente o ser humano está numa “fase contrativa”. A energia diminui. As árvores interiorizam-se, as folhas caem, a natureza está no seu grau máximo de contração. Esta época traz consigo alimentos próprios, como os hortícolas referidos acima e os frutos, como o dióspiro, as uvas, a romã, a tangerina e ainda a noz. Todos estes alimentos são imunoestimulantes, satisfazendo as necessidades específicas deste período.

 Graças aos conhecimentos da medicina natural e à sabedoria milenar das medicinas orientais, podemos perceber como se move a energia ao longo das 5 estações do ano e nessa base adaptar a nossa alimentação e os nossos hábitos de vida a esse movimento. As emoções e o estado mental também estão associados a um ou outro órgão e ao estado de saúde do mesmo. Assim, os órgãos associados ao Outono são o pulmão e o intestino grosso. As emoções associadas a estes órgãos são o desapego e entusiasmo (emoções positivas) ou a melancolia, os apegos e os vícios (emoções negativas).

Do ponto de vista nutricional, vários estudos sugerem que um desequilíbrio na relação entre ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6 podem contribuir para estados de tristeza, falta de energia, ansiedade e insónias, típicas desta época do ano. O cérebro é um órgão altamente especializado que beneficia de nutrição específica.
Na clínica e'sensia, a consulta de Nutrição e Medicina Natural, integra um diagnóstico completo a partir do qual resultará um plano dietético para os objetivos traçados de peso e bem-estar físico, mental e emocional.
Este plano integra os “nutrientes chave”, os alimentos mais importantes, segundo o seu sabor (picante-salgado-ácido-amargo-doce), o tipo de confeção e muitos outros aspetos que promovem uma saúde ótima.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Precisa melhorar a sua saúde? Saiba por onde começar!

Ao longo dos últimos 16 anos de experiência clínica como nutricionista, tenho acompanhado sobretudo mulheres com os mais diversos problemas de saúde, sendo que a maioria deles partilham de um denominador comum: a inflamação silenciosa. Ao mesmo tempo, quando a paciente me conta o que já fez para tratar o problema, que tende a repetir-se ou a agravar-se, percebo que não começou da forma correta. Quer se trate de saúde mental, quer de problemas do metabolismo, como o excesso de peso, distúrbios digestivos ou desequilíbrios da saúde feminina,   há um corpo inflamado, sobrecarregado de toxinas e/ou em stress. Na verdade, para melhorarmos de forma efetiva a nossa saúde física e mental, precisamos de estar dispostas e motivadas para fazer melhorias diárias no nosso estilo de vida. Eis o ponto importante: como está a sua disposição para começar a cuidar de si? O  foco do autocuidado deve dar um lugar privilegiado à saúde do nosso cérebro ,...

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.