Avançar para o conteúdo principal

O superalimento de hoje: QUINOA

A propósito da semana vegetariana, o superalimento que destaco é ...
a QUINOA.
2013 é também o Ano Internacional da Quinoa, decretado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. É um reconhecimento aos povos andinos que preservaram este alimento para as gerações presentes e futuras, graças aos seus conhecimentos tradicionais e práticas de vida em harmonia com a natureza.

A quinoa é um pseudo-cereal dos Andes muito popular entre os Vegetarianos e os Celíacos. 

Porquê entre os Vegetarianos?
Pelo seu elevado teor em proteínas (14%) de alto valor biológico, ou seja, proteínas ricas em todos os aminoácidos essenciais, que só se encontram na carne, peixe, ovos, leite ou soja. Há ainda a somar a sua riqueza em vitaminas (A, B6, B1, E e C), minerais (cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco) e ácidos gordos.

E para os Celíacos? Porque não contém glúten! 

É por todas estas propriedades que a quinoa não é um cereal propriamente dito (neste caso um pseudo-cereal), mas um alimento com uma densidade nutricional extremamente elevada - um superalimento.

Adapta-se a quase todo o tipo de pratos, combina muito bem com molhos, sendo ainda muito fácil de utilizá-la na cozinha: basta colocá-la no dobro da água, como o arroz, e deixar cozer. Deve ser comida de imediato para não ficar viscosa.

Bom apetite! :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Precisa melhorar a sua saúde? Saiba por onde começar!

Ao longo dos últimos 16 anos de experiência clínica como nutricionista, tenho acompanhado sobretudo mulheres com os mais diversos problemas de saúde, sendo que a maioria deles partilham de um denominador comum: a inflamação silenciosa. Ao mesmo tempo, quando a paciente me conta o que já fez para tratar o problema, que tende a repetir-se ou a agravar-se, percebo que não começou da forma correta. Quer se trate de saúde mental, quer de problemas do metabolismo, como o excesso de peso, distúrbios digestivos ou desequilíbrios da saúde feminina,   há um corpo inflamado, sobrecarregado de toxinas e/ou em stress. Na verdade, para melhorarmos de forma efetiva a nossa saúde física e mental, precisamos de estar dispostas e motivadas para fazer melhorias diárias no nosso estilo de vida. Eis o ponto importante: como está a sua disposição para começar a cuidar de si? O  foco do autocuidado deve dar um lugar privilegiado à saúde do nosso cérebro ,...

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.