Avançar para o conteúdo principal

Precisa melhorar a sua saúde? Saiba por onde começar!

Ao longo dos últimos 16 anos de experiência clínica como nutricionista, tenho acompanhado sobretudo mulheres com os mais diversos problemas de saúde, sendo que a maioria deles partilham de um denominador comum: a inflamação silenciosa. Ao mesmo tempo, quando a paciente me conta o que já fez para tratar o problema, que tende a repetir-se ou a agravar-se, percebo que não começou da forma correta. Quer se trate de saúde mental, quer de problemas do metabolismo, como o excesso de peso, distúrbios digestivos ou desequilíbrios da saúde feminina, há um corpo inflamado, sobrecarregado de toxinas e/ou em stress.


Na verdade, para melhorarmos de forma efetiva a nossa saúde física e mental, precisamos de estar dispostas e motivadas para fazer melhorias diárias no nosso estilo de vida. Eis o ponto importante: como está a sua disposição para começar a cuidar de si? O foco do autocuidado deve dar um lugar privilegiado à saúde do nosso cérebro, pois ele, tal como qualquer outra parte do corpo, recebe tanto os nutrientes que ingerimos através dos alimentos, como as toxinas dos mesmos, do álcool, dos metais pesados, dos poluentes ambientais. Paralelamente, o nosso corpo é igualmente impactado por aquilo que conseguimos eliminar. Há um balanço. E a cada dia que passa acumulamos toxinas de toda a ordem.

Manter-se saudável implica um correto funcionamento do sistema de destoxificação do organismo, principalmente do fígado, uma boa dose de antioxidantes, uma ótima saúde intestinal e uma barreira hemo-encefálica saudável.

Não podemos evitar a totalidade das toxinas, mas podemos encontrar um equilíbrio entre a exposição às mesmas e a capacidade do sistema imunitário nos proteger. Quando perdemos este equilíbrio, os níveis de inflamação aumentam e também a saúde do nosso cérebro é prejudicada.

Assim, um estilo de vida que conduz à saúde, deve sempre integrar nutrientes para a função ótima deste processo detox, como certos antioxidantes, aminoácidos, vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, ferro, zinco, entre outros. De todos, o mais poderoso antioxidante do organismo é a glutationa, que protege o cérebro e apoia a função do fígado. Apesar do corpo produzir naturalmente, a glutationa tende a baixar com níveis de stress elevados, uma dieta pobre em nutrientes, a ingestão regular de bebidas alcoólicas ou quando estamos expostos a muitas toxinas ambientais. E baixos níveis de glutationa podem conduzir à inflamação e ainda reduzir a nossa tolerância a químicos (como acontece nas doenças autoimunes).

A boa notícia é que podemos dar um boost nos nossos níveis de glutationa e outros antioxidantes, através dos alimentos. Segue aqui uma lista que elaborei para si e garanta a sua ingestão de forma regular:

  • alcachofras
  • brócolos e toda a família das crucíferas
  • alho e cebola
  • espargos
  • citrinos
  • chá verde 
  • gengibre e curcuma
  • dente-de-leão
  • ervas aromáticas: coentros, salsa, hortelã, alecrim
  • bagas vermelhas e romã


Alcachofra alla Romana
recheada com 1 dente de alho, hortelã e/ou manjericão e untada com azeite extra-virgem, flor de sal e pimenta preta e limão (toda a preparação é feita numa taça com água e limão para não oxidar)
Há muitas receitas e formas de prepará-las, como cozida e servida com um molho, assada no forno... Esta é um exemplo de como gosto de fazer, cozida com fundo de 1/2 água e 1/2 azeite. Pode encontrar esta sugestão nos destaques de receitas da minha página de instagram @lea.nutricaointegrativa
 


👉Para mais informações sobre o meu trabalho ou marcação de consultas pode enviar-me diretamente um email para lea.canico@gmail.com, ou acompanhar-me nas redes sociais, onde vou procurar estar um pouco mais ativa. As consultas são exclusivamente online e a atenção e o cuidado estão totalmente presentes.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.