Avançar para o conteúdo principal

A alimentação no Verão


Nos meses mais quentes do ano, o corpo precisa de uma alimentação mais refrescante e depurativa que em qualquer outra altura! Isto não significa alimentos frios no sentido literal, mas de natureza + fresca e leve em termos energéticos. A medicina chinesa chama-lhes alimentos de polaridade yin, em oposição aos mais quentes e densos, de polaridade yang.

Naturalmente o nosso corpo pede-nos uma combinação de alimentos que promovam uma boa circulação do sangue e da energia, bem como a eliminação das toxinas. Isto faz todo o sentido com o calor, e ainda mais para o órgão associado a esta estação – o coração ❤️ que por sua vez tem relação com o elemento fogo. 🔥

É preciso lembrar que a natureza é cíclica, por isso o que o corpo nos pede agora é ligeiramente diferente do que pedia há 2 meses atrás e substancialmente diferente de há 6! As transições de cada estação acontecem de forma subtil e gradual e as mudanças alimentares/estilo de vida precisam acompanhar este ritmo. Portanto, se na Primavera não "tomámos conta" do fígado, que trabalha para depurar o sangue, no Verão não vamos ter a vitalidade e a leveza que precisamos para desfrutar do sabor que esta estação oferece. Ainda assim, vamos sempre a tempo de ajudar o organismo a restabelecer o seu equilíbrio, proporcionando-lhe os alimentos que ele mais precisa para estes prox. meses.

De forma muito sucinta e genérica, aqui ficam alguns alimentos recomendados
👍 de sabor amargo e/ou com propriedades depurativas: 
- alfaces; chicória; rúcula; beldroegas; feijão-verde; acelgas; aipo; rábano; rabanetes; endívias; dente-de-leão; agrião e hortaliças verdes.🥒🥬🥦 

👍 de cores avermelhadas
- beterraba e couve roxa (como na foto); cebola roxa; frutos vermelhos. 🍓🍒🍎 

Muito fica por dizer sobre os cuidados a ter na confecção e combinação destes alimentos, bem como rotinas de saúde... Ficam aqui apenas alguns, sendo que vale lembrar que cada caso deve ser individualizado. Não é possível julgar uma situação sem conhecer o todo. É preciso contextualizar! 

Na foto 📸 acima mostro uma salada qu fiz com uma mistura de alfaces, chicória e legumes vermelhos ❤️ fermentados - beterraba (à esq) e couve roxa (à dta)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.