Avançar para o conteúdo principal

Os 7 pecados capitais

Primeiro que tudo esclareço que os “pecados” a que me refiro não são pecados no sentido literal do termo, não há regras universais nem moralismos sobre a forma como nos alimentamos, são apenas ideias que escrevo aqui, como se fosse simplesmente o corpo que falasse:

1.  A Gula – comer e beber em demasia, de forma compulsiva muito para além das reais necessidades do organismo. Isto inclui querer “provar de tudo” nas festas, nos almoços de família; repetir vezes sem conta, só porque não estamos a dar o tempo e o espaço suficiente para nos sentirmos saciados.

2.  A Avareza – dar preferência aos alimentos mais processados e elaborados, alguns deles chamados de “gourmet” e desprezar os simples, os que vêm da terra, dos pequenos produtores, com um aspeto “mais feio”, mas com pouco ou nenhum processamento até chegar ao prato. 

3.  A Luxúria – valorizar e consumir mais produtos de origem animal em relação aos de origem vegetal, por exemplo, não procurar mais fontes de proteínas vegetais e não aprender a combiná-las, porque as de origem animal têm “mais valor”. 

4.  A Ira – comer zangado, comer frustrado… enfim, comer para abafar as emoções desagradáveis do dia-a-dia, não dando o tempo necessário para o corpo e a mente se restabelecerem e aí sim, dar oportunidade de escutar os sinais de fome que o organismo enviar. 

5. A Inveja - priorizar as "regras da moda", as dietas dos outros, bem como todo e qualquer "tipo de dieta" e não escutar as necessidades do próprio corpo.

6. A Preguiça - nao adotar os cuidados mínimos que o corpo precisa, por simples preguiça ou não fazer parte das prioridades do dia-a-dia. Não tomar as rédeas da própria vida e da própria saúde, esperando que sejam os médicos, os profissionais de saúde ou medicamentos que resolvam o problema na sua totalidade, quando o corpo já não aguenta mais e dá sinais sérios de doença, sendo que poderíamos evitar muitas complicações com algumas mudanças de estilo de vida.

7. A Vaidade - não fazer as revisões da nossa alimentação em função da época do ano, do nosso estado físico-mental-energético, bem com os devidas desintoxicações do organismo com a regularidade que ele precisa... e procurar ajuda só quando o problema impede uma vida minimamente funcional.

Estas são informações importantes para trazermos à nossa consciência, que às vezes estão tão bem arrumadas e guardadas na profundidade das células do nosso corpo, que ficam esquecidas pela nossa mente!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.