Avançar para o conteúdo principal

Pickles de beterraba e couve roxa


Ainda a propósito último post de (24 junho) sobre "A Alimentação no Verão" reforço os benefícios dos hortofrutícolas de cores amarelo-laranja-vermelho-arroxeadas pelas propriedades antioxidantes, essenciais à proteção de todos os tecidos (nervoso, endócrino, imunológico...) e da pele, contra o stress oxidativo, a poluição, os metabolitos dos fármacos, o excesso de sol... Além de que, do ponto de vista energético, das medicinas milenares do Oriente, os frutos e hortícolas de cor avermelhadas são fundamentais para os órgãos associados ao elemento do Verão - o fogo 🔥 - representados pelo coração 💓 e no final de contas, o próprio sangue, responsável pelas emoções da Alegria, Vitalidade e Intuição. 

Esta perspectiva, se integrada às ciências da nutrição, vai potencializar as funções terapêuticas dos alimentos. Não é por acaso que a nutrição funcional tem vindo a demonstrar o papel da beterraba, por exemplo, na qualidade do sangue e na sua capacidade de levar mais oxigénio às células. Daí ser um alimento muito importante no desporto e para a saúde das mulheres. 

Há diversas formas de consumir estes legumes, mas nesta altura do ano as formas crua e fermentada são sem dúvida as mais benéficas. No caso dos fermentados há várias receitas com ligeiras variações. Eu gosto da mais básica e mediterrânica: uso um vinagre de sidra biológico não pasteurizado (quem gosta de sabores + suaves pode escolher outros, como os que se usam na macrobiótica) e sal marinho

Ao fim de uma semana a fermentar num frasco de vidro, escondido da luz, conseguimos uns pickles deliciosos para adicionar em pequena quantidade no nosso prato. Assim contribuímos para uma digestão mais fácil e eficaz, bem como uma microbiota mais saudável. A ligeira acidez destes fermentados também auxiliam a função do fígado e vesícula. Num prato mais "gorduroso" são ainda mais benvindos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.