terça-feira, 12 de junho de 2012

Porque é que dormir menos de 7 horas aumenta o risco de desenvolver obesidade?


Nos últimos anos, a ciência tem mostrado a existência de uma estreita relação entre a falta de sono e um maior risco de ser obeso. Além de, em muitas ocasiões, aumentar a predisposição para várias patologias, como a diabetes e a hipertensão.

Esta relação estabelece-se em todas as idades. Num estudo realizado com 68.000 mulheres adultas cujo peso foi seguido durante 16 anos, observou-se que aquelas que dormiam 5 ou menos horas ganharam cerca de 4,3kg, mais que as mulheres que dormiam 7 ou mais horas.

Quando se dorme pouco, os níveis hormonais relacionados com a fome alteram-se. A leptina, que inibe o apetite, encontra-se diminuída e a grelina, que aumenta a sensação de fome, encontra-se aumentada. Portanto, se dormimos menos, aumentamos a sensação de fome e por outro lado, se estamos despertos aumentamos a oportunidade de comer. Além disso, produz-se uma alteração do ritmo cardíaco e inevitavelmente a sensação de cansaço. Por consequência, este sintoma leva a um aumento do sedentarismo. 

Finalmente, acaba-se aumentando o peso, a percentagem de gordura corporal e o perímetro da cintura – os 3 indicadores da obesidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário