Avançar para o conteúdo principal

O SEU CORPO SABE PARA ONDE ESTÁ A CAMINHAR?

Seja qual for a sua condição de saúde atual, o importante é seguir o caminho que responde às verdadeiras necessidades do corpo físico, mental e emocional e não às "necessidades alheias". 
A sua alimentação está a satisfazer plenamente as suas necessidades, proporcionando-lhe saúde e vitalidade? 
Ou pelo contrário, está a deixá-lo cheio de tudo (gordura, toxinas...) menos daquilo que interessa?

Por exemplo, na maioria das vezes, uma pessoa com bastante excesso de peso ou obesa por incrível que pareça está desnutrida! Isto porque os excessos alimentares ou os "não excessos", mas cheios de calorias vazias (isentos de nutrientes) e carregados de químicos, produzem no organismo "lixo metabólico". Este "lixo" precisa ser eliminado mas muitas vezes acaba por "entupir" os sistemas de desintoxicação (e todo o corpo), prejudicando os processos metabólicos e hormonais. Quando o funcionamento destes sistemas está comprometido, de nada adianta apenas uma alimentação equilibrada e saudável. O organismo vai apresentar carências que vão provocar deficiências funcionais. 
Nestes casos (e sempre!) é fundamental ir à essência do problema e não mascará-lo com químicos (como alguns fármacos ou psicoestimulantes) ou mais comida ou bebida... 
É por tudo isto que a medicina natural e a sabedoria milenar oriental é tão fascinante, porque buscam satisfazer as verdadeiras necessidades do corpo (e da mente). 

Eu gosto sempre de referir a analogia que a medicina oriental faz entre o corpo e um jardim: quando alguma planta começa a murchar vamos perceber o que está a falhar no terreno, pois as folhas verdes, as flores e os frutos alimentam-se daquilo que a terra tem. 
Então, em vez de ser diagnosticada uma doença, é detetado um desequilíbrio do "terreno", do sistema, do corpo, da mente, das emoções, do meio ambiente... e concebido um tratamento a partir daí.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.