Avançar para o conteúdo principal

Quando há muito peso a perder...


Quando há muito "peso" a perder (refiro-me evidentemente a massa gorda) até alcançar o peso desejável, a tarefa, de facto, não é fácil!

Se por um lado, a motivação interior (e exterior também!) sofre muitos abalos pelo caminho, por mais esforços que façamos parece que o ponteiro da balança não quer sair do sítio. E este sim, é motivo de desespero para a grande maioria das pessoas que querem e precisam de emagrecer.

Os motivos pelos quais não se emagrece de forma fácil são imensos, mas prendem-se sobretudo com os dois aspetos referidos acima: 
1. Mental/emocional
2. Metabólico

Este segundo aspeto tem a ver com o funcionamento do organismo, que com alguns quilos de gordura a mais, torna-se bastante alterado, em cada sistema (endócrino, neurológico, imunológico, psicológico, etc.) e em todos os sistemas, pois como o corpo (e mente) é um todo, se um sistema estiver alterado, todos os outros se desequilibram também.
  • Por exemplo, se tiver mais 10kg, vai ter um fenómeno chamado insulino-resistência, que, se por um lado, irá induzir mais apetite (sobretudo por hidratos de carbono), por outro, aumenta o armazenamento de gordura, sobretudo abdomino-visceral e a partir daí entra num ciclo vicioso, do qual é cada vez mais difícil sair. Ao mesmo tempo, aparecem todas as "companhias" desta gordura, que no seu conjunto, é dado o nome de Síndrome Metabólica, e não é mais que o excesso de gordura abdominal, fígado gordo, tensão arterial elevada, dislipidemia, pré-diabetes/diabetes e estado pró-trombótico e pró-inflamatório.

Na minha experiência clínica, o método mais rápido, seguro e eficaz de emagrecimento, sustentável ao longo do tempo é o Método Pronokal, com o qual tenho imensa satisfação de trabalhar, em contexto médico. E porquê?

Porque resolve os dois grandes obstáculos acima referidos: proporciona um efeito anorexigénico (ausência de apetite) e ao mesmo tempo psicoestimulante.

O que é o Método PronoKal®?
O Método PronoKal® é um programa personalizado de perda de peso sob controlo médico baseado numa Dieta Proteinada.
O Método PronoKal® não é uma dieta hiperproteica nem uma dieta hipocalórica.
É importante estabelecer a diferença entre dieta proteinada, dieta hiperproteica e dieta hipocalórica.
O Método PronoKal®, baseado na Dieta Proteinada, reduz a ingestão de gorduras e açúcares mas, ao contrário de outras dietas, proporciona a quantidade de proteínas necessárias para o funcionamento do organismo e permite que a perda de peso se realize a a partir das reservas da massa gorda. Esta característica, para além da sua aplicação personalizada sob supervisão médica, faz com que o Método PronoKal® seja um tratamento de  eficácia comprovada e segura para tratar o sobrepeso e a obesidade.
Por outro lado, as dietas hiperproteicas, ao contrário, reduzem o fornecimento de calorias, mas aumentam excessivamente a ingestão de proteínas, pelo que podem chegar a sobrecarregar o metabolismo. As dietas hipocalóricas reduzem tanto a ingestão de gorduras e açúcares como de proteínas, o que dificulta que o organismo mantenha as suas necessidades vitais com normalidade e faz com que se perca massa muscular.

Como funciona?
Etapas do Método PronoKal®

O Método divide-se em três etapas: Ativa, Reeducação Alimentar e Manutenção. 
Na primeira delas, chamada Etapa Ativa, cuja duração varia segundo o peso que é necessário perder, elimina-se até 80% do sobrepeso graças à combinação dos produtos PronoKal® com os alimentos permitidos.


Nesta etapa o paciente entra num estado de cetose controlada, onde o corpo gasta a energia de reserva devido ao baixo fornecimento de gorduras e carboidratos, e perde peso a reservas da massa gorda preservando, por outro lado, a massa muscular.
Na seguinte etapa, de Reeducação Alimentar, perde-se o peso restante (20% do peso objetivo) enquanto se introduzem na dieta, de forma progressiva, todos os tipos de alimentos e, tão importante quanto isso, adotam-se novos hábitos dietéticos e de estilo de vida que ajudarão a manter o peso conseguido a longo prazo.
Lea Caniço | Nutricionista nº0888N

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.