Avançar para o conteúdo principal

ZoneDiet - equilíbrio hormonal e peso ideal

A Zonediet (ou dieta da zona) é um conceito criado por Barry Sears, Ph.D. * e é inspirada nos hábitos e nos alimentos da costa Ocidental da Califórnia, a qual é semelhante à nossa costa, sobretudo à zona do mediterrâneo. Assim, é uma dieta que assenta em alguns princípios da alimentação Mediterrânica, mas mais evoluída, pois foi estudada no sentido de contribuir para o equilíbrio hormonal e metabólico. Por este motivo, contribui para a redução do excesso de massa gorda, sobretudo abdominal e para a melhoria da saúde em geral.
As investigações do Dr. Barry Sears vieram trazer, nos últimos 10 anos, uma nova perspectiva sobre as causas da obesidade e possibilitar uma abordagem nutricional, cientificamente fundamentada, eficaz no controlo do peso e na manutenção do bem-estar físico e psíquico.
A alimentação segundo o Dr. Barry Sears transporta a pessoa para a “zona de equilíbrio hormonal” que permite otimizar as capacidades física e cognitiva e alcançar um bem-estar psíquico e emocional, diminuir e controlar a resposta inflamatória e atingir o peso ideal de uma forma progressiva e saudável.
Objectivos da Zonediet:

1- Equilíbrio hormonal entre as duas hormonas transportadoras da energia (insulina e glucagon)

2 - Controlo da inflamação silenciosa que se obtém pelo equilíbrio hormonal dependente dos substratos mediadores da inflamação (ácidos gordos: araquidónico e ómega 6 / ómega 3).

Para atingir o peso ideal é necessário estabelecer o equilíbrio entre a hormona armazenadora de energia (insulina) e a hormona mobilizadora da energia armazenada (glucagon).
Este equilíbrio é conseguido quando em cada refeição se respeita sempre a proporção entre os nutrientes 40% de hidratos de carbono + 30% de proteínas + 30% de lípidos.
Além disso, para controlar a inflamação silenciosa é necessário estabelecer o equilíbrio entre os nutrientes substrato dos ácidos gordos pró-inflamatórios (ácido araquidónico e ómega 6) e os nutrientes substrato dos ácidos gordos anti-inflamatórios (ómega 3, provenientes das gorduras dos seres vivos do mar, bem como da linhaça).

Na prática clínica…
A prática da Zonediet utiliza um método inovador e muito interessante em que a pessoa é ensinada a calcular a quantidade de cada alimento para o equilíbrio 40-30-30 em função das medidas da sua própria mão.
É incentivado o consumo de frutas e legumes, cereais integrais, peixe e marisco, carnes brancas, produtos lácteos sem gordura e azeite.
Para atingir o equilíbrio hormonal que conduz à redução da inflamação silenciosa é necessária a toma de suplementos de óleo de peixe ómega 3 em quantidades que são calculadas de forma personalizada, embora haja uma dose geral recomendada de manutenção.
Para avaliar a evolução clínica dos equilíbrios hormonais referidos a Zonediet recorre a análises laboratoriais específicas.
Nota: a Zonediet também pode ser adaptada a vegetarianos!

* Dr. Barry Sears - bioquímico. Iniciou a sua carreira como investigador científico na Boston University School of Medicine e continuou no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Os seus interesses focaram-se nas gorduras naturais, o que lhe permitiu gravar inúmeras patentes mundiais de substâncias anti-tumorais. Com base nestes estudos sobre os lípidos e com base nas investigações de Bergstrom e Samuelsson (vencedores do Prémio Nobel da Medicina em 1982), o Dr. Barry Sears realizou uma pesquisa sobre os eicosanóides (mediadores inflamatórios), vindo a descobrir que o seu equilíbrio é crucial para o bem-estar e saúde.
Atualmente, Barry Sears continua os seus estudos científicos como Presidente da Zone Labs, uma empresa de biotecnologia em Danvers (Massachusetts) e é o presidente da instituição sem fins lucrativos "Fundação de Pesquisa de Inflamação" em Marblehead - Massachusetts.

Para mais informações, sinta-se livre para enviar um email para: lea.canico@gmail.com
Marcações para consulta Zonediet podem ser feitas através deste email ou por telefone para a clínica e'sensia (Porto).

Comentários

  1. Sofri muito tempo com problema sexual tentei de tudo e nada resolvia foi ai que procurei alguma ajuda na medicina para me ajudar, Fui ao medico e ele me receitou o Eremax resolvi comprar e testar e realmente ele me ajudou...
    se alguém esta passando por isso eu uso e super indico o eremax...
    espero ter ajudado....
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sofri muito tempo com problema sexual tentei de tudo e nada resolvia foi ai que procurei alguma ajuda na medicina para me ajudar, Fui ao medico e ele me receitou o Eremax resolvi comprar e testar e realmente ele me ajudou...
    se alguém esta passando por isso eu uso e super indico o eremax...
    esperto ter ajudado....
    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado."
"Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona."
"Descubra o que realmente funciona!"
"É uma opção. Você não tem de ficar doente."

A alma, o corpo e tu.

Quando tu consegues tomar consciência que tu não és tu - não a um nível intelectual - porque esse está muito acessível e só não o desenvolve quem não quer ou não se interessa... mas a um nível mais profundo... Tu deixas de querer ser tu, leia-se os outros: aqueles que têm o teu sangue, aqueles que te "educaram", aqueles que de uma forma ou de outra te marcaram e guiaram o teu caminho, as tuas escolhas, conscientes ou não, os teus hábitos, os teus vícios... e que te trouxeram ao que tu és agora.
De que vale a pena caminhares na rua com os sapatos mais lindos da loja, se te apertam o dedo mindinho ou se escorregas dentro deles, quando os paralelos da rua não são assim tão paralelos, têm altos e baixos, são irregulares e imprevisíveis. E tu, o teu corpo e a tua mente estão nesse jogo, no jogo do medo de não cair no buraco da estrada que te impede de desfrutar do caminho?
Os "sapatos" que tu calças permitem-te voar? São tão leves que a tua Alma pode calçar, sem sentir…

Compulsão alimentar diz-lhe alguma coisa?

Se não está satisfeito com o seu Peso e/ou o seu Comportamento Alimentar, este artigo interessa-lhe!
Leia a minha reflexão sobre esta temática, que vai muito além do pecado capital da vida moderna - a Gula. Pode de facto ser uma problema com consequências muito negativas para a sua saúde.
Disponível já nas bancas na revista Saber Comer Com Saúde da ZEN energy!