Avançar para o conteúdo principal

ZoneDiet - equilíbrio hormonal e peso ideal

A Zonediet (ou dieta da zona) é um conceito criado por Barry Sears, Ph.D. * e é inspirada nos hábitos e nos alimentos da costa Ocidental da Califórnia, a qual é semelhante à nossa costa, sobretudo à zona do mediterrâneo. Assim, é uma dieta que assenta em alguns princípios da alimentação Mediterrânica, mas mais evoluída, pois foi estudada no sentido de contribuir para o equilíbrio hormonal e metabólico. Por este motivo, contribui para a redução do excesso de massa gorda, sobretudo abdominal e para a melhoria da saúde em geral.
As investigações do Dr. Barry Sears vieram trazer, nos últimos 10 anos, uma nova perspectiva sobre as causas da obesidade e possibilitar uma abordagem nutricional, cientificamente fundamentada, eficaz no controlo do peso e na manutenção do bem-estar físico e psíquico.
A alimentação segundo o Dr. Barry Sears transporta a pessoa para a “zona de equilíbrio hormonal” que permite otimizar as capacidades física e cognitiva e alcançar um bem-estar psíquico e emocional, diminuir e controlar a resposta inflamatória e atingir o peso ideal de uma forma progressiva e saudável.
Objectivos da Zonediet:

1- Equilíbrio hormonal entre as duas hormonas transportadoras da energia (insulina e glucagon)

2 - Controlo da inflamação silenciosa que se obtém pelo equilíbrio hormonal dependente dos substratos mediadores da inflamação (ácidos gordos: araquidónico e ómega 6 / ómega 3).

Para atingir o peso ideal é necessário estabelecer o equilíbrio entre a hormona armazenadora de energia (insulina) e a hormona mobilizadora da energia armazenada (glucagon).
Este equilíbrio é conseguido quando em cada refeição se respeita sempre a proporção entre os nutrientes 40% de hidratos de carbono + 30% de proteínas + 30% de lípidos.
Além disso, para controlar a inflamação silenciosa é necessário estabelecer o equilíbrio entre os nutrientes substrato dos ácidos gordos pró-inflamatórios (ácido araquidónico e ómega 6) e os nutrientes substrato dos ácidos gordos anti-inflamatórios (ómega 3, provenientes das gorduras dos seres vivos do mar, bem como da linhaça).

Na prática clínica…
A prática da Zonediet utiliza um método inovador e muito interessante em que a pessoa é ensinada a calcular a quantidade de cada alimento para o equilíbrio 40-30-30 em função das medidas da sua própria mão.
É incentivado o consumo de frutas e legumes, cereais integrais, peixe e marisco, carnes brancas, produtos lácteos sem gordura e azeite.
Para atingir o equilíbrio hormonal que conduz à redução da inflamação silenciosa é necessária a toma de suplementos de óleo de peixe ómega 3 em quantidades que são calculadas de forma personalizada, embora haja uma dose geral recomendada de manutenção.
Para avaliar a evolução clínica dos equilíbrios hormonais referidos a Zonediet recorre a análises laboratoriais específicas.
Nota: a Zonediet também pode ser adaptada a vegetarianos!

* Dr. Barry Sears - bioquímico. Iniciou a sua carreira como investigador científico na Boston University School of Medicine e continuou no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Os seus interesses focaram-se nas gorduras naturais, o que lhe permitiu gravar inúmeras patentes mundiais de substâncias anti-tumorais. Com base nestes estudos sobre os lípidos e com base nas investigações de Bergstrom e Samuelsson (vencedores do Prémio Nobel da Medicina em 1982), o Dr. Barry Sears realizou uma pesquisa sobre os eicosanóides (mediadores inflamatórios), vindo a descobrir que o seu equilíbrio é crucial para o bem-estar e saúde.
Atualmente, Barry Sears continua os seus estudos científicos como Presidente da Zone Labs, uma empresa de biotecnologia em Danvers (Massachusetts) e é o presidente da instituição sem fins lucrativos "Fundação de Pesquisa de Inflamação" em Marblehead - Massachusetts.

Para mais informações, sinta-se livre para enviar um email para: lea.canico@gmail.com
Marcações para consulta Zonediet podem ser feitas através deste email ou por telefone para a clínica e'sensia (Porto).

Comentários

  1. Sofri muito tempo com problema sexual tentei de tudo e nada resolvia foi ai que procurei alguma ajuda na medicina para me ajudar, Fui ao medico e ele me receitou o Eremax resolvi comprar e testar e realmente ele me ajudou...
    se alguém esta passando por isso eu uso e super indico o eremax...
    espero ter ajudado....
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sofri muito tempo com problema sexual tentei de tudo e nada resolvia foi ai que procurei alguma ajuda na medicina para me ajudar, Fui ao medico e ele me receitou o Eremax resolvi comprar e testar e realmente ele me ajudou...
    se alguém esta passando por isso eu uso e super indico o eremax...
    esperto ter ajudado....
    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado."
"Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona."
"Descubra o que realmente funciona!"
"É uma opção. Você não tem de ficar doente."

A alma, o corpo e tu.

Quando tu consegues tomar consciência que tu não és tu - não a um nível intelectual - porque esse está muito acessível e só não o desenvolve quem não quer ou não se interessa... mas a um nível mais profundo... Tu deixas de querer ser tu, leia-se os outros: aqueles que têm o teu sangue, aqueles que te "educaram", aqueles que de uma forma ou de outra te marcaram e guiaram o teu caminho, as tuas escolhas, conscientes ou não, os teus hábitos, os teus vícios... e que te trouxeram ao que tu és agora.
De que vale a pena caminhares na rua com os sapatos mais lindos da loja, se te apertam o dedo mindinho ou se escorregas dentro deles, quando os paralelos da rua não são assim tão paralelos, têm altos e baixos, são irregulares e imprevisíveis. E tu, o teu corpo e a tua mente estão nesse jogo, no jogo do medo de não cair no buraco da estrada que te impede de desfrutar do caminho?
Os "sapatos" que tu calças permitem-te voar? São tão leves que a tua Alma pode calçar, sem sentir…

O meu pai e o Pai Nosso

O dia do Pai é todos os dias, sendo que em Portugal, é celebrado hoje, dia de São José, o pai de Jesus.
É natural que hoje nos venha à memória muitos momentos que guardamos desde pequeninos do nosso pai, uns bons, outros menos bons, uns alegres, outros tristes... cada um de nós terá as suas histórias.
Mas por detrás de todos esses momentos, por mais dolorosos ou causadores de feridas tão profundas no interior de uma criança tão pura, que muitas vezes levaram mais de vinte anos a tornarem-se passíveis de ser saradas, nós sempre soubemos que existiu algo por trás de tudo isso, algo intangível. Não cresceu nem diminuiu.
Nasceu simplesmente quando viemos ao mundo, através deste pai: o amor incondicional.
E só por isso, consigo compreender o que nos ensinaram um dia "que o senhor é o meu pastor e nada me faltará".