Avançar para o conteúdo principal

Substituir o açúcar por adoçante pode ser uma solução para a obesidade?

Substituir o açúcar por adoçante não é solução... isso já muitos de nós sabemos e uma parte coloca em prática este conhecimento, mas e os produtos ditos "dietéticos" ou light? E os iogurtes ou gelatinas sem açúcar, tão famosas e recomendadas para emagrecer???
Cuidado... o excesso de adoçante pode tornar-se amargo!

Em baixo encontra o link de um artigo deste ano - 2015 - sobre o efeito da utilização de adoçantes artificiais no tratamento da obesidade infantil: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25828597

Outros efeitos dos adoçantes artificiais...
Um entre muitos outros estudos sobre o tema, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, relaciona o uso de adoçantes artificiais com o risco de cancro "Consumption of artificial sweetener - and sugar - containing soda and risk of lymphoma and leukemia in men and women": http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23097267

Há que fazer escolhas conscientes!

Comentários

  1. Eu sei que o doce é um vício, mas será que a stevia se encontra no rol desses adoçantes?

    Obrigada,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. O problema da stevia é que cada vez mais há marcas que a têm usado numa forma muito refinada, que acaba por ser igualmente prejudicial! O poder edulcorante é imenso. Mas se for pura e biológica, usada moderadamente na elaboração de sobremesas saudável é uma boa alternativa!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado."
"Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona."
"Descubra o que realmente funciona!"
"É uma opção. Você não tem de ficar doente."

Compulsão alimentar diz-lhe alguma coisa?

Se não está satisfeito com o seu Peso e/ou o seu Comportamento Alimentar, este artigo interessa-lhe!
Leia a minha reflexão sobre esta temática, que vai muito além do pecado capital da vida moderna - a Gula. Pode de facto ser uma problema com consequências muito negativas para a sua saúde.
Disponível já nas bancas na revista Saber Comer Com Saúde da ZEN energy!

A alma, o corpo e tu.

Quando tu consegues tomar consciência que tu não és tu - não a um nível intelectual - porque esse está muito acessível e só não o desenvolve quem não quer ou não se interessa... mas a um nível mais profundo... Tu deixas de querer ser tu, leia-se os outros: aqueles que têm o teu sangue, aqueles que te "educaram", aqueles que de uma forma ou de outra te marcaram e guiaram o teu caminho, as tuas escolhas, conscientes ou não, os teus hábitos, os teus vícios... e que te trouxeram ao que tu és agora.
De que vale a pena caminhares na rua com os sapatos mais lindos da loja, se te apertam o dedo mindinho ou se escorregas dentro deles, quando os paralelos da rua não são assim tão paralelos, têm altos e baixos, são irregulares e imprevisíveis. E tu, o teu corpo e a tua mente estão nesse jogo, no jogo do medo de não cair no buraco da estrada que te impede de desfrutar do caminho?
Os "sapatos" que tu calças permitem-te voar? São tão leves que a tua Alma pode calçar, sem sentir…