Avançar para o conteúdo principal

Nutrição Infantil: não vá atrás da maioria, pela saúde do seu filho!

Tenho sido procurada por pais preocupados em saber se estão a proporcionar uma alimentação equilibrada, completa e saudável para os seus filhos, desde a alimentação diversificada (a partir dos 4 a 6 meses) até aos primeiros aninhos de vida.
Maioritariamente, são pais vegetarianos ou semi (comem peixe), que gostariam que os seus filhos crescessem afastados da carne (sobretudo) e do leite de vaca. O curioso é que alguns pais até já experimentaram dar alguma carne, como frango, às crianças, por insistência de alguns pediatras, mas a rejeição é contínua. De fato, não é obrigatório o consumo de carne (e até de peixe, no caso de pais vegetarianos mais estritos, por razões éticas ou afins) nos bebés e crianças muito pequeninas (por exemplo até aos 3 anos) para haver um crescimento saudável e harmonioso.
O objetivo deste post não é discutir se a alimentação infantil deve ou não ser vegetariana (isso deve uma opção muito consciente dos pais), o que venho aqui escrever é um alerta aos pais relativamente ao que é recomendado para as suas crianças e questionar se de fato o que a maioria das pessoas faz é o mais correto.
Eu explico: já todos ouvimos falar do excesso de açucar que as nossas crianças ingerem e dos graves prejuízos que trazem para a saúde. E a alimentação infantil? Quero dizer, a alimentação para bebés e crianças de idade pré-escolar?
As crianças comem o que lhes damos, nascem com um gosto inato para o doce (mas o doce subtil do leite materno), os outros, como o amargo, o ácido e o salgado vão-se aprendendo a gostar à medida que iniciam a diversificação alimentar.
O problema é quando começam a introduzir aos 4, 5, 6 meses ou mesmo no 1º ano de idade papas de cereais, papas de fruta e refeições pré-preparadas da indústria de Alimentação Infantil (não estou a referir-me a todas as marcas, felizmente há uma ou outra sem adição de açucar, mel e outras substâncias que só servem para aumentar a palatabilidade do produto e o tempo de prateleira). Uma das consequências disto (para não falar das mais diretas) é que se habituarmos as nossas crianças as estes produtos, logo logo não vão querer papas mais simples (das marcas biológicas e/ou isentas de açucar ou papas feitas em casa de aveia, muesli ou outros cereais, com leite de fórmula ou vegetal, como de arroz ou aveia), não vão aprender a gostar tão facilmente dos legumes, sobretudo os verdes, porque são amargos.
Uma das recomendações de nutrição infantil é que pelo menos até aos 3 anos não se deve dar nenhum tipo de açucar adicionado (como o que já parte integrante das papas comerciais) às crianças, mas vejam os rótulos que tenho pedido a algumas mães para trazerem para a consulta:
(Nota: o objetivo é alertar para a leitura de rótulos e lista de ingredientes e não para as marcas, uma vez que as estas vão evoluindo...)


Os primeiros cereais: 

Farinha não láctea com glúten para bebés a partir dos 12 meses até aos 3 anos

Ora, tendo em conta que as listas de ingredientes (Legislação Alimentar) estão descritas por ordem DECRESCENTE, em:
1º lugar: 76% de cereais
2º lugar: sacarose = açucar
3ª lugar: dextrose = açucar

4º lugar: carbonato de cálcio
etc.

Outro exemplo, equivalente, mas com cereais e mel!


Considerando que o mel pode ser um produto nutricionalmente riquíssimo e ainda contém enzimas vivas (o pormenor é que isso só acontece no mel caseiro ou biológico, que não foi submetido a elevadas temperaturas ou processado, para ser adicionado num alimento). Assim, neste caso o que estava vivo entretanto morreu "cozido" e estamos perante mais uma fonte de algo que não é mais que açucar.

Assim:

1º: 50% cereais

2º: açucar

3º: maltodextrina = açucar

4º: mel 5% = açucar

5º: fruto-oligossacáridos (é um tipo de fibra benéfica)

etc.

Muitas vezes seguimos o que a maioria faz ou recomenda sem questionar muito e depois existem aquelas mães com um espírito mais crítico e consciente, sendo ainda consideradas loucas quando querem saber o que os seus filhos comem no infantário e procuram fazer as suas sugestões. Se assim é ser louco, é destes "loucos" que a sociedade precisa! Se não morremos todos estúpidos (e doentes)!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.