Avançar para o conteúdo principal

Reflexões de início de Ano - Para além da comida...

A propósito do início do ano, a maioria de nós já refletiu, ou começa agora a fazê-lo, sobre o que quer ser, fazer ou sentir em 2015. 
Estamos mais sensíveis àquilo que é importante para nós e sabemos que "tens de te amar", de "cuidar de ti", que "tu és o ser mais importante da tua vida" e que por isso "deves colocar-te sempre em primeiro lugar"...
mas se todos concordamos com estes conselhos, porque é que, tantas vezes, nos tratamos tão mal?!

É certo que nem sempre é fácil mantermos os cuidados diários que precisamos... 
Temos muito trabalho e sufocamos, temos pouco trabalho e deprimimos; 
Temos horários irregulares;
filhos para criar;
maridos ou mulheres que precisam da nossa atenção;
colegas de trabalho ou chefes mal-humorados;
problemas com o carro, a casa...;
as contas para pagar que não param de encher o correio
e uma infinidades de "razões" para não termos disponibilidade para cuidarmos o suficiente de nós.

Mas quando uma pessoa se ama ou quer aprender a amar-se, naturalmente vai querer cuidar do seu corpo, das suas emoções, dos seus pensamentos e, diria ainda, da sua alma. Aliás, é desta que provém todo o amor e a sabedoria para fazermos as melhores escolhas. Sobretudo as que precisamos. Mas nem sempre as que queremos? É que nem sempre o que queremos é o melhor para nós... ou será que sabemos o que realmente queremos? Não será o outro que quer? Sendo que o outro, também é aquele que habita dentro de nós (um tal chamado de Ego) e nos faz acreditar que precisamos de determinadas coisas para nos sentirmos bem, que nos compara aos outros, como se o nosso valor fosse objeto de medidas...
... de altura, largura, forma, peso e outros padrões de beleza, status, ou de sei lá mais o quê...

A verdade é que quanto mais nos identificamos com o nosso corpo e as coisas materiais, mais nos afastamos da nossa verdadeira essência. Por outro lado, à medida que evoluímos como seres humanos, sabemos que existe muito mais para além do físico. 

Desejo que a saúde integre a sua lista de objetivos para 2015, seja através de uma alimentação mais natural e nutritiva; de uma prática de exercício físico regular; de uma atividade corpo-mente, como o yoga; da meditação e outras atividades que proporcionem saúde e bem-estar. Nunca é demais lembrar que a saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.


Namasté

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.