Avançar para o conteúdo principal

O superalimento de hoje: QUINOA

A propósito da semana vegetariana, o superalimento que destaco é ...
a QUINOA.
2013 é também o Ano Internacional da Quinoa, decretado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. É um reconhecimento aos povos andinos que preservaram este alimento para as gerações presentes e futuras, graças aos seus conhecimentos tradicionais e práticas de vida em harmonia com a natureza.

A quinoa é um pseudo-cereal dos Andes muito popular entre os Vegetarianos e os Celíacos. 

Porquê entre os Vegetarianos?
Pelo seu elevado teor em proteínas (14%) de alto valor biológico, ou seja, proteínas ricas em todos os aminoácidos essenciais, que só se encontram na carne, peixe, ovos, leite ou soja. Há ainda a somar a sua riqueza em vitaminas (A, B6, B1, E e C), minerais (cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco) e ácidos gordos.

E para os Celíacos? Porque não contém glúten! 

É por todas estas propriedades que a quinoa não é um cereal propriamente dito (neste caso um pseudo-cereal), mas um alimento com uma densidade nutricional extremamente elevada - um superalimento.

Adapta-se a quase todo o tipo de pratos, combina muito bem com molhos, sendo ainda muito fácil de utilizá-la na cozinha: basta colocá-la no dobro da água, como o arroz, e deixar cozer. Deve ser comida de imediato para não ficar viscosa.

Bom apetite! :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food Matters (legendado)

"Se pensa que pode ir ao médico e tomar um comprimido para tudo, está profundamente errado." "Há cada vez mais pessoas a recorrer a alternativas, porque o que se tem feito até agora não funciona." "Descubra o que realmente funciona!" "É uma opção. Você não tem de ficar doente."

O medicamento mais importante do mundo!

Para mim, este é medicamento mais importante do mundo! Anda sempre comigo, vá para onde for, esteja onde estiver... Mesmo que às vezes me esqueça dele, estou tranquila porque Ele nunca se esquece de mim.

Os 4 acordos Toltecas

A sabedoria dos nossos antepassados ensina-nos tanto... Os ancestrais ensinamentos dos Toltecas ou “o povo da sabedoria” – os cientistas, artistas e xamãs nativos do México, que há dez mil anos procuraram a liberdade pessoal e espiritual.