sábado, 5 de outubro de 2013

O superalimento de hoje: QUINOA

A propósito da semana vegetariana, o superalimento que destaco é ...
a QUINOA.
2013 é também o Ano Internacional da Quinoa, decretado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. É um reconhecimento aos povos andinos que preservaram este alimento para as gerações presentes e futuras, graças aos seus conhecimentos tradicionais e práticas de vida em harmonia com a natureza.

A quinoa é um pseudo-cereal dos Andes muito popular entre os Vegetarianos e os Celíacos. 

Porquê entre os Vegetarianos?
Pelo seu elevado teor em proteínas (14%) de alto valor biológico, ou seja, proteínas ricas em todos os aminoácidos essenciais, que só se encontram na carne, peixe, ovos, leite ou soja. Há ainda a somar a sua riqueza em vitaminas (A, B6, B1, E e C), minerais (cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco) e ácidos gordos.

E para os Celíacos? Porque não contém glúten! 

É por todas estas propriedades que a quinoa não é um cereal propriamente dito (neste caso um pseudo-cereal), mas um alimento com uma densidade nutricional extremamente elevada - um superalimento.

Adapta-se a quase todo o tipo de pratos, combina muito bem com molhos, sendo ainda muito fácil de utilizá-la na cozinha: basta colocá-la no dobro da água, como o arroz, e deixar cozer. Deve ser comida de imediato para não ficar viscosa.

Bom apetite! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário